Relação entre terapia medicamentosa de Parkinson e comportamentos compulsivos

3
3448

Pessoas que tomam medicamentos agonistas da dopamina para a doença de Parkinson tendem a apresentar traços de comportamento como o jogo compulsivo patológico, compras compulsivas, compulsão alimentar e outros transtornos do controle dos impulsos.

Estes comportamentos têm sido relatados em pacientes com doença de Parkinson, dizem cientistas.

As estimativas preliminares dos transtornos do controle de impulso nesta populacão varia de 1,7% a 6,1%  para o jogo, 2 a 4 % para o comportamento sexual compulsivo e 0,4% a 3% para a compra compulsiva.

Dr. Daniel Weintraub, da Universidade da Pensilvânia, Filadélfia, Philadelphia e Veterans Affairs Medical Center, e seus colegas estudaram 3.090 pacientes em tratamento da doença de Parkinson em 46 centros de desordem movimento nos Estados Unidos e Canadá. Eles identificaram transtornos do impulso em 13,6 % dos pacientes, incluindo o jogo em 5 %, o comportamento sexual compulsivo em 3,5 %, do comprar compulsivo em 5,7 %, transtorno de compulsão alimentar em 4,3 % e dois ou mais desses em 3,9 %.

Os distúrbios foram mais comuns em indivíduos que tomam os agonistas da dopamina em comparação com pacientes que não tomam os agonistas da dopamina (17,1 %contra 6,9 %).

Variáveis adicionais relacionadas com estes distúrbios incluem o uso de levodopa, um outro tratamento para a doença de Parkinson.

“O tratamento agonista da dopamina na doença de Parkinson está associada a chance 2 -3,5 vezes maior de ter um transtorno do controle dos impulsos. Esta associação representa uma relação entre classe de drogas e transtornos do impulso. A associação de outras variáveis demográficas e clínicas com transtornos do controle dos impulsos sugere uma relação complexa que requer investigação adicional para otimizar estratégias de prevenção e tratamento “, escreveram os autores.

Agonistas da dopamina são cada vez mais utilizados para tratar outras condições, incluindo a síndrome das pernas inquietas e fibromialgia, observou o autor.

“Aumentar os estudos epidemiológicos nestas outras populações é necessário para examinar as possíveis relações entre o tratamento com agonistas da dopamina e outras características clínicas de transtornos do controle dos impulsos”, concluíram.

O estudo foi publicado na edição de maio da revista Archives of Neurology, um dos jornais de JAMA / Archives.

Fonte: oneindia

Ana K.

Sou terapeuta ocupacional de formação, comunicadora por dom e experiência ao longo dos 10 anos frente ao reab.me; empresária que aposta na produção de produtos e conteúdos significativos e com propósito para ajudar as pessoas que precisam dos cuidado da reabilitação. Editora-chefe do Reab.me. Terapeuta Ocupacional (UFPE) com especialização em Tecnologia Assistiva (UNICAP). Mestre em Design (UFPE). Sou autora de 4 livros de exercícios para estimulação cognitiva que servem como material de apoio em contextos terapêuticos que visam a manutenção ou melhora de disfunções cognitivas. Sendo eles: - 50 exercícios para estimulação cognitiva: o cotidiano em evidência; - 50 exercícios para estimulação cognitiva: a culinária em evidência; - 50 exercícios para estimulação cognitiva: a família em evidência; - 50 exercícios para estimulação cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem. No mais, sou Ana, esposa de Fábio, mãe de Olga e Inácio. Praticante de meditação e yoga.

3 COMENTÁRIOS

  1. Aproveitando o assunto, como podemos trabalhar com pacientes compulsivos por compras ou por alimentos?

    Gostaria de saber a opinião de vocês, pois sempre é bom trocarmos experiencias.

  2. samuel o seu site so precisa de mais pnaagis de cavalos pois so uma ne3o da!!!!!!!!fora isso esta tudo beleza…e se vc quiser eu monto varios tipos de carretas..so e9 vc passar o programa e eu posso fazer algumas para vc…falo amigo. tenha uma boa tarde.alias eu sou de sergpe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.